Cyber Monday

Data Segunda-Feira após o Dia de Ação de Graças

O termo fez sua estreia em 28 de novembro de 2005, em um comunicado de imprensa Shop.org intitulado "'Cyber Monday rapidamente se tornando um dos maiores compras online Days of the Year".

De acordo com o Estudo eHoliday Mood Shop.org/Bizrate Research de 2005, "77 por cento dos varejistas on-line, disse que suas vendas aumentaram substancialmente na segunda-feira após o feriado, uma tendência que está dirigindo graves Online descontos e promoções na Cyber Monday deste ano (2005) ". Em 2010, a comScore relatou que os consumidores gastaram US $ 1,028 bilhão em linha na Cyber Monday (excluindo viagens de 2009: $ 887m), o maior dia de gastos de 2010.

Cyber Monday tornou-se um termo de marketing internacional usado por varejistas on-line no Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Alemanha, Irlanda, Japão, Portugal e Reino Unido.

Cyber Monday é uma expressão em inglês que significa "Segunda-feira cibernética", na tradução literal para o português. O Cyber Monday é uma data comemorativa do comércio norte-americano, destinada a oferecer grandes descontos em importantes lojas online do país.

O Cyber Monday foi criado em 2005 pela Federação Nacional de Comércio Americana, na tentativa de impulsionar ainda mais as vendas de final de ano no comércio varejista.

O Cyber Monday ocorre anualmente na primeira segunda-feira após o feriado de Ação de Graças (Thanksgiving), e logo depois do Black Friday, evento este que é conhecido internacionalmente por oferecer grandes descontos em vários produtos das principais lojas dos Estados Unidos.

A grande diferença do Black Friday para o Cyber Monday está no direcionamento dos descontos, pois enquanto que o Black Friday oferece descontos em lojas físicas, o Cyber Monday apenas faz promoções em vendas efetuadas através da internet, feitas pelos sites das principais lojas do país.


Cyber Monday no Brasil

Assim como o Black Friday, que já se espalhou por vários países do mundo, o Cyber Monday no Brasil já é realizado desde 2012, com a participação de várias lojas online que oferecem descontos de até 80% em vendas feitas através da internet. Similar aos Estados Unidos, a Cyber Monday Brasil ocorre anualmente na primeira segunda-feira depois do Black Friday. Em 2015, ele ocorreu no dia 30 de novembro.